
Comemorou-se recentemente o Dia da Mulher, onde normalmente lembramos as diferenças e as injustiças que este mundo desigual provoca entre os sexos.
Mas encontramos exemplos de luta e coragem em afirmar a mulher como igual e com independência perante um mundo de um servilismo machista.
Paparis são aperitivos, uma espécie de folha fina de massa seca, feita com uma grande variedade de especiarias picantes, lentilhas, grão e feijão, servidos nos restaurantes tradicionais indianos.
A 15 de Março de 1959, sete mulheres pobres, com apenas 80 rupias, um pouco mais que 1€, emprestados por um empresário, iniciaram a produção de paparis, num terraço de um velho edifício em Bombaim, na Índia.
Três meses depois eram já cerca de 25 mulheres na cooperativa e hoje são cerca de 45.000 mulheres que estão integradas na Lijjat, providenciando sustento e uma forma para criarem os seus filhos.
São com estes exemplos que nas maiores adversidades, vemos o triunfar das mulheres sobre culturas que impõem um servilismo que muitas das vezes roça à escravidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário