sexta-feira, 17 de julho de 2009

Salários na Administração Pública

Mais um daqueles documentos pertinentes que vem desinformar os cidadãos em vésperas eleitorais.
Qual é a ideia que deve transparecer aos cidadãos: Não é que aqueles salafrários dos funcionários públicos auferem vencimentos muito acima dos restantes trabalhadores?
Desta vez é um estudo patrocinado pelo Banco de Portugal, com o título «Salários e Incentivos na Administração Pública em Portugal», assinado por Maria Manuel Campos e Manuel Coutinho Pereira.
O estudo foi elaborado com base nos recenseamentos da Administração Pública de 1996, 1999 e 2005. Não esquecer que passaram-se 4 anos, nos quais todo mudou no funcionalismo publico, até esta designação mudou.
O Estado paga bem aos seus funcionários? Claro que não!
O Estado oferece aos seus funcionários demasiadas regalias? Quais regalias?
Qual é a empresa que tem mais de 50% dos seus trabalhadores licenciados e que paga salários mais baixos?
A reforma da administração pública, tão reivindicada por este governo, facassou. Apenas atacouos trabalhadores com um tenebroso e neoliberal novo código do trabalho. Congelou qualquer forma de aumento salarial e progressão na carreira para o comum funcionário. Inventaram os prémios que apenas são distribuídos aos dirigentes, tal como as pontuações máximas nas avaliações de desempenho.
Os verdadeiros problemas da administração pública ainda lá estão, e não são os seus funcionários, que normalmente são o garante da democracia e isenção da máquina estatal.

Sem comentários: