sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Petróleo baixa para valores de 2006?

O preço do barril de petróleo está a descer de uma forma que ninguém acreditava já há algum tempo, atingindo o preço de 74,1 dólares (crude mexicano) e os 82,6$ (Brent). Demonstrando que os valores de 120 ou 130 dólares eram pura especulação.
Julgamos que esta descida nunca se irá reflectir no preço dos combustíveis em Porugal, até por que as administrações necessitam de liquidez para pagar os bónus deste ano, aos administradores que tanto batalharam pelos preços altos.
Já que o liberal Sócrates não vai vender mais uma tranche da GALP, será que teremos a feliz notícia da nacionalização dessa empresa?

2 comentários:

amsf disse...

Os combustíveis não são feitos apenas de crude...os outros factores de produção não baixaram e tem que contar com o facto de o dólar ter sido brutalmente no último mês e é preciso pensar que os preços actuais só se reflectirão na bomba daque a 15 dias no Continente e um mês na Madeira.

Exemplo:

Em 1997 o barril custava c/ de 23 dólares, em Junho de 2008 c/ de 149dólares. Alguma vez os combustíveis, entre 1997 e 2008, subiram na proporção do crude?! A resposta é não...

Faça um post sobre a sua visão da descida das taxas em 0,50% pelos bancos Centrais e a temporária subida subsequente da Euribor! Consigo-lhe explicar sem teorias da conspiração...

AMP disse...

Quando fala que o preço dos combustíveis não acompanhou o preço do crude, não me parece que tenha razão. Não estou a ver as petrolíferas com qualquer sentido de sacrifício neste campo.
Não me recordo do preço do gasóleo ou da gasolina em 1997, mas segundo dados da ANTRAM, desde a liberalização em 2004, a base inicial de 588 euros por 1.000 litros de combustível aumentou 97 por cento, estando este valor, a 30 de Maio de 2008, nos 1.160 euros por 1.000 litros.
Por outras palavras, em 2004, abastecer um depósito de 500 litros custava 295 euros (sem IVA), enquanto hoje fazer o mesmo custa 580 euros, o que representa um aumento de 285 euros.
Não esquecer que desde alguns anos que as petroliferas misturam com o petróleo cerca de 10% (não estou certo deste valor) de biodiesel.
Não conheço qualquer factor e produção que tenha influenciado no preço final dos combustíveis.
Talvez o preço do transporte dos combustíveis tenha aumentado, mas isso por culpa de quem?
Porque razão andou sempre calado o liberal Sócrates na questão dos combustíveis? Deixem os mercados funcionar... O resultado é a situação que hoje vivemos.